CeMENutri - Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição - FMB
 
  Projeto “Mexa-se pró-saúde”  

            O programa interdisciplinar e multiprofissional para diagnóstico de patologias crônicas não transmissíveis, associado às suas respostas à mudança de estilo de vida (MEV), vem sendo conduzido em Botucatu, SP, desde 1991. O Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (CeMENutri), da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP), é responsável pela condução do projeto de extensão universitária “Mexa-se Pró-Saúde”. O atendimento contempla o atual modelo de atenção à saúde, sendo realizado em unidade básica de saúde (UBS), Unidade da Estratégia Saúde da Família (USF), em clubes socioesportivos da cidade e em unidade de intervenção do CeMENutri, que a universidade (CeMENutri) provém a equipe multiprofissional e conhecimento técnico-científico.
            O projeto “Mexa-se Pró-Saúde” constitui-se de estudo epidemiológico longitudinal prospectivo, delineado para avaliar o papel do estilo de vida (dieta e exercícios físicos) na ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Os indivíduos procuram espontaneamente o projeto, buscando programas de MEV, envolvendo exercícios físicos estruturados e supervisionados (em quadras, praças, pistas, academias e piscina), associadamente à supervisão (aconselhamento/intervenção) alimentar. Uma vez inscrito, o indivíduo é avaliado clinicamente, contemplando todas as possíveis contra indicações para prática de exercícios físicos na avaliação, de modo a liberar o indivíduo com segurança, dentro das possíveis limitações presentes. Seqüencialmente são realizadas avaliações postural, antropométrica, dietética e aptidão física (força, flexibilidade e resistência aeróbica). Adicionalmente, são realizados exames complementares, para verificação de anemia, infecção, inflamação, desnutrição, filtração glomerular, função hepato-biliar, resistência insulínica, dislipidemia e estresse oxidativo. Paralelamente, são realizadas abordagens em grupos de discussão, com apresentações sobre aspectos relacionados a hábitos nutricionais, posturais e prática de exercícios físicos saudáveis.
            As avaliações se sucedem periodicamente (10 a 24 semanas) durante as intervenções de MEV. O recrutamento tem fluxo contínuo; até 2010, o arquivo conta com cerca de 5.000 consultas.