CeMENutri - Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição - FMB
 

Arquivo de Notícias

 

 

 

 

Convite para a caminhada do dia Internacional Da Saúde

Roteiro


O dia 6 de Abril de 2003 é o dia Mundial da Saúde, do combate ao sedentarismo a má alimentação e aos vicios, ou seja, da promoção do estilo de vida saudável.
Distúrbios alimentares e sedentarismo constituem os principais determinantes do excesso de peso, principal fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 80% das mortes, ocorridas na década passada, cerca de 2 milhões de mortes/ano.
Dentre os fatores modificáveis para as doenças cardiovasculares, o sedentarismo ocupa a liderança com 60%, o dobro do tabagismo, três vezes mais que a hipertensão arterial e oito vezes mais que o diabetes. Na região Sul Brasileira o sedentarismo atinge 2/3 dos homens e 4/5 das mulheres adultas.
Não é por acaso que 32% dos brasileiros adultos encontram-se acima do peso.
Uma das conseqüências é o custo. No Brasil cerca de 60% dos gastos de saúde são destinados às despesas com obesidade e co-morbidade, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, artrites e distúrbios mentais de depressão.
Estar fisicamente ativo previne estes distúrbios pelos benefícios ao sistema ósseo muscular, respiratório e circulatório, imunitário, antioxidante e melhora da tensão mental e do humor.
Com o intuito de chamar a atenção das autoridades, dos responsáveis da saúde pública e da sociedade civil sobre o assunto, estaremos realizando (PROJETO MEXA-SE) uma caminhada urbana-ecológica conforme o programa em anexo.
Esse projeto de extensão universitária (MEXA-SE PRO-SAÚDE) existe desde 1991 e conta hoje com 400 participantes que recebem atenção médica, nutricional e exercícios físicos supervisionados para redução da obesidade, pressão arterial, glicose e gordura sangüíneas, fortalecimento ósseo e bem estar mental.
O projeto é coordenado pelo Centro de Metabolismo e Nutrição (CeMENutri) da Faculdade de Medicina e seus beneficiários são membros da Associação dos Adeptos do Exercício Físico e da Nutrição para promoção da saúde e do desempenho atlético (A.A.Pro-Fit), entidade sem fins lucrativos com sede na praça Coronel Moura nº161, fone 6823-5667. O convite é estendido à toda comunidade em geral.

ver fotos caminhada.