CeMENutri - Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição - FMB
 

Arquivo de Notícias

 

 

 

 

CeMENutri pesquisa vida dos motoristas
Reportagem retirada do Boletim Informativa Fevereiro 2004 da Faculdade de Medicina – UNESP – Campus de Botucatu.

“Princípios do estilo de vida Saudável” é o titulo de uma cartilha dirigida a motoristas profissionais e que foi produzida pela equipe do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (CeMENutri) da Faculdade de Medicina.
A pesquisa indicou como principal alteração postural dos pesquisados o encurtamento dos membros inferiores (90%), a hiperlordose cervical (67%), a inclinação da cabeça à direita (55%) e a escoliose – desvio da coluna cervical (51%).
As principais limitações observadas nos testes de aptidão física foram o baixo condicionamento aeróbio (57%) e de flexibilidade (58%) nos motoristas; e pequena força nos braços e nas pernas, no caso dos supervisores masculinos e femininos.
As principais alterações de composição corporal foram: excesso de peso em 84% dos motoristas, em 80% dos supervisores masculinos e 67% nos supervisores do sexo feminino.
Além disso: hiperadiposidade corpórea em 94% dos motoristas, em 93% dos supervisores e 89% das supervisoras; e gordura abdominal em 40% dos motoristas, 33% nos supervisores e 56% nas supervisoras.
A ingestão dietética foi marcada em todo o grupo, pelo consumo excessivo de gordura (65%) e proteínas (90%) e baixa ingestão de fibras alimentares.
Nos exames laboratoriais, foi visto que as principais alterações da composição sanguínea foram as relativas aos índices de colesterol total (64%); de LDL (60%), de triglicérides (53%) e a redução do HDL-colesterol (o chamado bom colesterol).
Os exames clínicos indicaram a prática do tabagismo em 30% dos motoristas e 75% dos supervisores, e a ocorrência de hipertensão arterial associada à obesidade, ao sedentarismo e à hiperglicemia.
Também foi detectada como freqüente a chamada “diástase de reto abdominal” , flacidez muscular que favorece o acúmulo de gordura abdominal, diminui o transito intestinal e resulta na constipação e no surgimento das hemorróidas.